sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Um portfólio para Deus e o mundo.

O sujeito ganhou um prêmio de propaganda que ninguém conhece e resolveu pedir um aumento no salário.

– Não rola – respondeu o chefe.
– Mas eu ganhei um prêmio!
– Parabéns.

Nada feito. A agência acabara de perder clientes, inclusive o do anúncio premiado. Não era hora de aumentar o salário de ninguém.

O rapaz ficou chateado. Doído na alma. Assim que surgisse outro trabalho, pediria demissão. E enviou seu portfólio a Deus e o mundo. Separou peças, mandou por e-mail, agendou entrevistas.

O mundo não deu a mínima. Já o Todo Poderoso...

À noite, ouviu baterem à sua porta.

– Quem é?
– Sou Eu.
– Eu quem?
– Seu Pai.
– Papai? Mas que vozeirão é esse?

E o Criador viu que era bom não exigir muito da perspicácia da criatura. Num estalo, tomou forma no interior da casa do sujeito.

– Meu Deus do Céu!
– Eu mesmo.
– Mas a que devo a honra?
– Eu é que pergunto. Você não me enviou seu portfólio?
– Foi! Mandei para o Senhor e para o mundo.
– Então. Vim ver se Eu posso ajudar. O que você procura, meu Filho?
– Bem, eu quero trabalhar em uma grande agência que respeite o meu talento criativo.
– Sei.
– E que aumente o meu salário com mais frequência.
– De quanto em quanto tempo?
– Reajustes trimestrais já são suficientes.
– Entendo.
– E que nessa agência ninguém brigue para entrar na ficha técnica. E que eu só precise trabalhar até tarde uma vez por mês e nunca me sinta sob pressão e que ninguém, mas ninguém mesmo, questione o que eu criar. Acho que é só isso.
– E você não quer também a Marjorie Estiano e a Paola Oliveira de estagiárias da criação? As duas apaixonadas por você?
– Pode ser.

O Criador soltou uma gargalhada que fez o sol nascer às onze e meia da noite.

– Meu filho, ouça bem uma coisa. Esse seu portfólio não ajuda.
– Como assim, Senhor?
– Com essas peças que você tem aí, é mais fácil contratarem uma máquina copiadora.
– Mas eu ganhei um prêmio!
– Parabéns. Você chupou direitinho o trabalho dos outros. Mas é um criativo medíocre. Vou lhe dar um conselho: mude de área. Já tentou o departamento comercial?

Inconsolável, o criativo caiu no choro e comoveu o Criador. E em sua infinita bondade, Ele resolveu conceder-lhe um milagre.

– Meu filho, se você esquecer esse negócio de mudar de agência, pode fazer qualquer outro pedido e eu lhe darei.
– De verdade?
– Claro. Pode pedir.
– Já sei! Será que o Senhor pode fazer o pessoal do atendimento escrever um briefing de meia página sem cinquenta erros de português?

O Todo Poderoso pensou alguns instantes e respondeu:

– Meu filho, sabe essa grande agência em que você gostaria de trabalhar?
– Sei.
– Você pode começar quando?

Nenhum comentário:

Postar um comentário